016217732100

5308 palavras 22 páginas
SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

TEORIA DO CONHECIMENTO

RESUMO - TEORIA DO CONHECIMENTO E TEORIA DA CIÊNCIA
(URBANO ZILLES)

Maceió / 2014
“Todos nós buscamos conhecimento. A teoria do conhecimento deveria ajudar-nos a compreender nossos processos de conhecer e desenvolvê-los. Todos nós aplicamos teorias da ciência”. (p. 7)
“Eliminando ou explicando obstáculos de acesso ao conhecimento, a teoria do conhecimento também formula e cultiva virtudes epistêmicas e éticas, como a neutralidade, a coragem, a humildade e a prudência”. (p. 7)
“Tradicionalmente, a teoria do conhecimento colocava-se um duplo problema: a) explicar e defender a possibilidade do conhecimento; b) explicar a natureza, a origem e a extensão do conhecimento humano”. (p. 7)
“Pergunta: como podemos saber se nossos estados conscientes representam o mundo corretamente? Não pode a realidade ser totalmente diferente de como a representamos? Qual a certeza de que não é assim? Grande parte da teoria do conhecimento tradicional concentrou-se como resposta ao ceticismo”. (p. 8)
“A dúvida metódica de Descartes funda o conhecimento radicalmente na subjetividade, colocando o problema do mundo exterior. Pressupõe um paralelismo entre a estrutura da consciência e a estrutura do mundo, entre o mundo dos sentidos e o mundo das ideias”. (p. 9)
“Até os tempos modernos, o problema principal da teoria do conhecimento era a questão e a busca da verdade”. (p. 9)
“Mas a razão só se pode desenvolver autonomamente, quando se baseia em princíppios últimos irredutíveis. E estes, para ele, são os princípios da metemática”. (p. 10)
“As ideias inatas preenchem o ideal de perfeição da clareza e da distinção”. (p. 10)
“Os métodos analíticos conquistaram terreno nos domínios das chamadas ciências do espírito. É analítico o procedimento dos matemáticos, dos lógicos formais, dos cientistas da natureza e dos analíticos da linguagem. Por outro lado, consideram-se

Relacionados