016 Anatomy Book M Sculos Abdominais

402 palavras 2 páginas
Rogério Gozzi

Os músculos abdominais são importantíssimos nos movimentos lombares, na manutenção da postura, na estabilização da coluna vertebral e na respiração. A parede ântero-lateral do abdômen é composta por 4 músculos principais: o reto abdominal, o oblíquo externo do abdômen, o oblíquo interno do abdômen e o músculo transverso abdominal. O conjunto destes músculos realiza todas as funções acima citada, além de ter função estética, como no caso de um músculo reto abdominal bem trabalhado, popularmente chamado de “tanquinho” e de fixação do umbigo por este mesmo músculo.
1. Músculo Reto Abdominal: este músculo tem suas fibras no sentido ascendente e é dividido em metades direita e esquerda pela linha alba. Por ser um músculo poligástrigo (possui vários ventres) cada um dos 4 ventres deste músculo é separada por uma intersecção tendínea. O músculo reto abdominal tem 4 ventres de cada lado, totalizando portanto 8 ventres musculares.

2. Músculo Oblíquo Externo do Abdômen: localiza-se na parede lateral e superficial do abdômen e suas fibras apontam no sentido ínfero-medial (para baixo e para dentro), ou “mão no bolso”.

3. Músculo Oblíquo Interno do Abdômen: localiza-se na parede lateral e intermediária do abdômen e suas fibras apontam no sentido súpero-lateral (para cima e para fora), ou “mão nos peitos”.

4. Músculo Transverso Abdominal: localiza-se na parede lateral e profunda do abdômen e suas fibras apontam no sentido transversal (de fora para dentro).

Reto Abdominal

Crista e sínfise púbica Oblíquo Externo

5ª a 12ª costelas

Oblíquo Interno

Crista ilíaca.
Ligamento
inguinal e fáscia tóraco-lombar Transverso
Abdominal

Crista ilíaca, ligamento inguinal, fáscia lombar, 5ª a 10ª cartilagens costais

Cartilagens da 5ª à
7ª costelas e processo xifoide

Flexão lombar e expiração forçada

Crista ilíaca e linha alba Rotação da coluna lombar para o lado oposto 7ª a 10ª cartilagens costais e linha alba

Rotação da coluna lombar para o mesmo lado Processo

Relacionados