015877841910

1546 palavras 7 páginas
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa Nº de Créditos: 02 Nº de Hora/Aula: 40 h/a Professor: Eleaque de Oliveira
Definição metodologia cientifica
Metodologia Científica é a disciplina que "estuda os caminhos do saber", entendendo que "método" representa caminho, "logia" significa estudo e "ciência", saber. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.
Método
O método é um conjunto de procedimentos sistemáticos no qual os questionamentos são utilizados com critérios de caráter científico, para termos fidedignidade dos dados, envolvendo princípios e normas que possam orientar e possibilitar condições ao pesquisador, na realização de seus trabalhos, para que o resultado seja confiável.

Técnica:

É a forma utilizada para percorrer executar o método. são os princípios e normas que auxiliam a aplicação do método. Método indutivo:

Observação rigorosa de fatos particulares para se chegar a conclusões gerais. Estabelece uma verdade universal ou uma proposição geral, com base no conhecimento de dados singulares ou particulares.
Formula idéias ou leis. Não apresentam um grau de rigor que formule conclusões necessárias. Pressuposto básico para a ciência experimental, baseadas na verificação. Método Dedutivo:

Raciocínio que parte do geral ao particular, do universal ao singular.
Com base em enunciados ou premissas chega-se a uma conclusão necessária, em virtude da correta aplicação de regras lógicas. Premissa maior: todo ser humano e mortal
Premissa menor: x é humano
Conclusão: logo x é mortal

MÉTODO HIPOTÉTICO–DEDUTIVO:

Busca superar as limitações dos métodos dedutivo e indutivo. Apóia-se no raciocínio silogístico utilizando-se também da observação.
Elege-se um conjunto de proposições hipotéticas que podem vir a ser comprovadas mediante a experimentação.

O que é ciência?

Etimologicamente, ciência significa conhecimento. Toda forma de conhecimento racional e

Relacionados