015599682305

1526 palavras 7 páginas
HISTÓRIA COMO DEBATE TEÓRICO: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICA, HERMENÊUTICA E SEMÂNTICA. Josiane de cássia de Almeida  Rosimere Almeida da Penha

Resumo:
Ao longo da história os historiadores relatam os grades feitos que estão por traz dos conceitos de interpretação. Onde cada historiador interpreta de formas e conceitos diferentes não aceitando teorias igualitárias mas que definir uma mesma reflexão de pensamentos onde cada um mostra uma forma diferente de interagir com os conceitos que tem sobre história.
Palavras-chave:
Conceitos históricos; Reflexão do passado; Objeto da história.

Com o olhar de Jenkins podemos analisar que interpretar o passado não é possível. Se formos analisar os métodos não tem a capacidade ao conhecimento real, pois toda escrita da história tem que ter citações.

A história sempre dá nova feição ás coisas. Ela muda ou exagera aspecto do passado. O tempo é escorçado; os detalhes, selecionados e realçados; a ação, resumida; as relações, simplificadas, não para alterar [de caso pensado] os acontecimentos, mas para [...] dar-lhes significado. (Jenkins, k 2001.p,34).

Nos como historiadores temos o dever de ler artigos do passado separa o que para nos é importante e explicá-lo de maneira com tal. No conceito de Jenkins ele se refere a passado e história, pois passado e história se relaciona a tempo e espaço, que demostra uma nostalgia, uma compensação do tempo que não vive mais. Para Jenkins a história tem um objeto que é o passado ou seja, a realidade é passado (o que já não é mais) e história (o que o historiador faz ).
Jenkins usa os métodos e compara com as outras disciplinas. Jenkins é contra o máximo ele aproxima a história da literatura e alega que o pressuposto destrói a concepção

Relacionados