01515485013

814 palavras 4 páginas
1- O que é epidemiologia?
Epidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas.
A epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes da frequência de doenças no homem.
A epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes da saúde em populações humanas.
A epidemiologia é uma maneira nova de aprender a fazer perguntas e a colher respostas que levam a novas perguntas, empregada no estudo da saúde e doença das populações. É a ciência básica da medicina preventiva e comunitária, sendo aplicada a uma variedade de problemas, tanto de serviços de saúde como de saúde.

2- Como o farmacêutico se insere na epidemiologia?
O farmacêutico se insere na epidemiologia através da Assistência Farmacêutica, o gerenciamento da Assistência Farmacêutica, a Assistência Farmacêutica no SUS, seleção de medicamentos, programação de medicamentos aquisição de medicamentos, armazenamento e distribuição de medicamentos, dispensação de medicamentos e uso racional de medicamentos.
3- Qual a diferença entre Incidência e prevalência?
Incidência é o número de casos novos numa determinada população durante um determinado espaço de tempo.
Prevalência é o número total de casos existentes numa determinada população durante um determinado espaço de tempo.
4- O que são indicadores de saúde?
Instrumento de mensuração para o gerenciamento, avaliação e planejamento das ações em saúde.
Possibilita mudanças efetivas nos processos e nos resultados, por meio do estabelecimento de metas e ações prioritárias que garantam a melhoria contínua e gradativa de uma situação ou agravo.

5- Quais os tipos de indicadores de saúde que podemos usar na prática farmacêutica?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu os Indicadores do Uso de Medicamentos com o intuito de descrever e avaliar aspectos que afetam a prática farmacêutica nos centros de saúde. Objetivo:

Relacionados