014762602194

537 palavras 3 páginas
QUÍMICA I Trabalho laboratorial 2

2008/2009

Determinação da concentração de ácido acético num vinagre
Objectivos
Determinação experimental da concentração de ácido acético num vinagre. Aferição do título de uma solução de hidróxido de sódio a partir de um padrão primário.

Introdução
O vinagre é, em termos práticos, uma solução de ácido acético em água. O ácido acético, CH3COOH, é um ácido monoprótico cuja percentagem em massa pode ser determinada por titulação com uma solução aferida de hidróxido de sódio segundo a reacção: CH3COOH (aq) + NaOH (aq) → CH3COONa (aq) + H2O (l) Uma solução aferida é uma solução de concentração rigorosamente conhecida. O hidróxido de sódio é um sólido higroscópico, o que significa que absorve água do ar. Assim, uma amostra de NaOH contém uma quantidade indeterminada de água, não podendo, por isso, conhecer-se com rigor a concentração de uma solução de NaOH obtida apenas por dissolução de uma massa conhecida desta substância em água. Essa concentração tem de ser determinada por titulação com um padrão primário (aferição). As características dum padrão primário são: não ser higroscópico, ser facilmente secável, poder ser obtido com grande pureza, ser solúvel em água e ter massa molar relativamente elevada, permite preparar soluções de concentração rigorosa. O padrão primário que vamos usar neste trabalho é o hidrogenoftalato de potássio (HFP). A equação correspondente à aferição da solução de NaOH será: C6H4(COOH)COOK (aq) + NaOH (aq) → C6H4(COONa)COOK (aq) + H2O (l)

Procedimento experimental
Preparação da Solução de NaOH: Num copo, pese a massa de NaOH apropriada para preparar 100 mL de solução 0.2M de NaOH. Dissolva o sólido em água destilada no copo, transfira para o balão de diluição e acabe de encher até à marca com água destilada. Aferição do NaOH: Lave o interior da bureta com um pouco da solução de NaOH e em seguida encha a bureta com esta solução. Pese com precisão a massa de HFP com a quantidade de substância

Relacionados