014325191651

354 palavras 2 páginas
RELATÓRIO DE ATIVIDADES ARTESANAIS

As atividades realizada nessa quarta –feira dia 18 de setembro de 2014, deu início às 08:00hs da manhã, com a participação de 20 idosos sendo 19 mulheres e 01 homem, no primeiro momento acolhida e a realização do café coletivo, após uma dinâmica de descontração que possibilitem a interação entre os participantes todos se divertiram, pois a dança é uma atividade física que proporciona aos idosos movimentação do corpo, motora, com a mente e também com as relações sociais .Segundo momento organizamos o espaço para que os participantes tivessem facilidade para desenvolver suas atividades, colocamos uma mesa no centro da sala com todos os materiais expostos como: pano de copa, tintas, pinceis ,fitas, palito, cotonete ,copo descartável ,aventais ,canetas lápis, desenhos, e lápis, pratos e xícaras. A sala ampla onde todos se acomodaram para iniciar suas atividades ,sendo que duas voluntárias ficaram costurando os panos de copa ,para serem utilizados na oficina de pintura.
Acreditamos que essas oficinas artesanais seja uma forma de terapia que oferece o resgate da a auta estima proporcionando momentos de aprendizagem.
Estudos revelam que o desenho e a pintura atuam na coordenação motora das pessoas, ajudam na capacidade de organização e servem como um recurso terapêutico, obviamente, aliada a outros tratamento já realizado pelo idoso. Os canais sensoriais também são ativados durante a prática da pintura.Com isso, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamento. (Equipe terceira idade)
Buscamos participar de todos os momentos, auxiliando cada um dando atenção e apoio necessário, ao terminar as atividades de pinturas no tecido tivemos um resultado positivo, todos se dedicaram fizeram um excelente trabalho. Portanto, a realização da oficina de artesanato foi de suma importância, proporcionando o processo para manutenção

Relacionados