014201650

351 palavras 2 páginas
Caso concreto 4
• Descreva o conceito de gênero. Gênero liga-se a identidade adotada ou atribuída a uma pessoa de acordo com seus genitais, psicologia ou o papel que desempenha na sociedade. Nas Ciências Sociais e na Psicologia refere-se às diferenças sociais, conhecidas nas ciências biológicas como papel de gênero. Descreva o conceito de violência de gênero. Violência de gênero é um comportamento deliberado e consciente, que pode provocar lesões corporais ou mentais da vitima. O termo vem do latim “violentia” e está vinculado à ação que executada com força ou brutalidade, e que se realiza contra a vontade do outro.

c) (Entende-se por identidade de gênero a vivência interna e individual do gênero tal como cada pessoa o sente, a qual pode corresponder ou não com o sexo atribuído após o nascimento, incluindo a vivência pessoal do corpo.) e) Entende-se por identidade de gênero a vivência interna e individual do gênero tal como cada pessoa o sente, a qual pode corresponder ounão com o sexo atribuído após o nascimento, incluindo a vivência pessoal do corpo.
• Descreva o conceito de gênero.
• Descreva o conceito de violência de gênero.
• Como esses conceitos podem explicar a situação descrita. 1. Em maio de 2010, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão lança a Portaria nº. 233 assegurando aos servidores públicos, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o uso do nome social adotado por travestis e transexuais, ou seja, aquele nome pelo qual essas pessoas se identificam e são identificadas pela sociedade. Essa normativa é mais uma, dentre tantas (ver http://www.abglt.org.br/port/nomesocial.php), que reconhecem o direito ao respeito à identidade de gênero. A respeito desse conceito ? identidade de gênero, podemos afirmar que: (Assinale a alternativa INCORRETA e JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA) a) A identidade de gênero diz respeito ao sentimento de pertencer a um gênero, independente do

Relacionados