01372037992

5124 palavras 21 páginas
GRAU DE ENDIVIDAMENTO

Claudinéia de Biassio Palhano (Faculdade União) claupalhano@hotmail.com
Luiz Carlos Domingues (Faculdade União) lcdomingues@br10.com.br

Resumo
O presente estudo de conclusão de curso embasado em pesquisa bibliográfica visa fazer uma análise das demonstrações financeiras da empresa, com o objetivo de identificar quanto do seu Capital está comprometido com Terceiros e qual o impacto que isto causa no seu crescimento, a fim de dimensionar sua real situação financeira com o propósito de desenvolver maneiras de atingir um endividamento ideal ou possível. A forma como a empresa utiliza o capital próprio e o capital de terceiros para financiar os seus ativos, é ponto importante para elaborar parâmetros de comparação da evolução dos níveis de endividamento da empresa.
Palavra chave: Endividamento, Estrutura de Capital, Composição do Passivo.

GRADE INDEBTEDNESS
Abstract
This study course conclusion grounded in literature aims to make an analysis of the balance sheets of the company in order to identify how much of your capital is committed to others and what impact this can have on their growth in order to gauge the real situation financial company with the purpose of developing ways to reach a debt or ideal as possible. The way the company uses the equity and debt capital to finance its assets is important point to establish benchmarks of the evolution of debt levels of thecompany. Keyword: debt, capital structure, Composition of Liabilities.

1 Introdução
A estrutura do capital de uma empresa é ponto importante para elaborar parâmetros de comparação da evolução dos níveis de endividamento da empresa, demonstrando como é utilizado o capital próprio e o capital de terceiros para financiar os seus ativos. De maneira geral, o capital próprio são os recursos fornecidos pelos sócios ou acionistas, já o capital de terceiros, diz respeito aos recursos obtidos por meio de dívidas. A partir desses conceitos de estrutura de capital e da necessidade de

Relacionados