01365886

426 palavras 2 páginas
BIOÉTICA MODERNA.

É uma tecnologia que proporciona estudos aprofundados da medicina, biologia, filosofia e de suas amplas ramificações; Tem o objetivo de combater o mal pré-existente e resolver conflitos concretos, gerados a partir das controvérsias e incertezas humanas, visando melhorias e conservação de conceitos éticos na condição de cidadania.
Apesar de terem sofridos variações ao longo dos anos, os princípios são conhecidos como a “trindade bioética”, sevem como guias paralelas para a conservação da dignidade humana. Sendo eles o respeito pelas pessoas, beneficência e justiça.
• Respeito as pessoas; há um velho ditado que diz “ o seu direito termina quando começa o meu” , ou seja , a capacidade de decisão , de um indivíduo autônomo de suas faculdades mentais, deve ser respeitada, desde que não afete os direitos do próximo. Deliberando o direito de gerenciar suas próprias vontades, sem que haja influências de pessoas e pressões externas. Vale ressaltar que existe algumas características que fazem parte deste princípio, tais como a veracidade, a privacidade e a autonomia.
• Beneficência; com um significado auto explicativo, Beneficência significa “fazer o bem”, ou seja, refere-se a obrigação de fazer o bem e excluir o mal, os benefícios devem ser em prol do próximo, independente de nosso desejos.
• Justiça; estabelece a responsabilidade ética de tratar cada ser humano conforme o que é adequado e moralmente correto. O princípio da justiça instala como condição primordial a equidade, conceito este que incorpora o ponto de vista que, deve-se dar a cada pessoa o que lhe é necessário e propício para o momento, já que os seres humanos são diferente, então constata-se que as necessidades também sejam, porém frisando a urgência em respeitar com imparcialidade os direitos alheios e acolher o que são deveres e direitos.
Atualmente a Bioética se tornou uma esfera com as mais variadas disciplinas, que levantam questões sobre ética e conceitos sociais,

Relacionados