013457491872

493 palavras 2 páginas
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃOE ATUALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SECRETARIA DE ESTADODE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGICA DE MATO GROSSO

FORMAÇÃO TÉCNICA GERAL
Caderno8: Produção textual na educação Escolar
Nome: Adair Gomes da Silva
Nome da Tutora: Geneilda
Habilitação: Técnico em infraestrutura escolar Município: Juara/MT

Memorial Profuncionário refere-se ao caderno: 8 O presente módulo se refere ao ato de ler, compreender e produzir diversos textos e documentos do cotidiano escolar com mais autonomia e em diferentes linguagens, tudo isso, como um processo de construção da cidadania através do desenvolvimento de uma leitura mais reflexiva e critica.
Nesse sentido, vale ressaltar a questão referente à coesão e coerência dos textos, Pois é preciso que as frases e os parágrafos estejam conexos, aumentando o grau de compreensão do leitor, observando-se, é claro, a objetividade do texto.
Atualmente, com a correria cotidiana, precisamos ser mais objetivos em nossos textos para que o leitor possa perceber rapidamente, de forma clara, a mensagem que pretendemos transmitir. Dessa forma o presente módulo propiciou estudarmos a construção de texto como uma forma de registro das experiências pessoais. Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplo, que ficaram gravados, registrando uma memória.
O presente módulo possibilita também o acesso aos diferentes tipos de textos, tais como: redações oficiais, textos jornalísticos, atas, relatórios, ofícios, memorandos, requerimentos, cartas, comunicados, declarações, solicitações, encaminhamentos, convites, e-mails, entre outros. Além disso, o módulo estudado cita noções de gráficos e tabelas que são bastante necessários no nosso dia-a-dia,

Relacionados