013399002348

2366 palavras 10 páginas
FAP- FACULDADES PIMENTA BUENO

PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA FINANCEIRA E CONTÁBIL

CONTABILIDADE AVANÇADA
(LEI 246): AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES PATRIMONIAIS E AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS.

1. INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento da economia e o avanço da globalização o mercado está ficando cada vez mais competitivo exigindo assim uma maior eficácia operacional por parte das organizações, visto isso podemos dizer que as empresas em atuação nesse cenário precisam estar sempre atentas as mudanças provocadas pela dinâmica existente para garantir sua sobrevivência.
A contabilidade é uma ferramenta de gestão indispensável na atualidade, devido ao dinamismo do mercado, as empresas precisam tomar decisões precisas e ágeis para afastar os riscos e as incertezas.
Para que as decisões sejam feitas da forma racional, a fim de garantir um resultado positivo, o gestor deve fazer uso de ferramentas contábeis que darão sustentação a decisão tomada.
Esse presente trabalho tem por objetivo apontar os métodos de avaliação dos componentes patrimoniais e investimentos, que fazem com que os registros contábeis sejam elaborados conforme a Lei e as regulamentações dos órgãos competentes.
2. AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES PATRIMONIAIS
2.1. CONCEITO Sabemos que patrimônio é o conjunto de bens e direitos de uma organização subtraindo suas obrigações. Os componentes patrimoniais podem ser considerados a essência da contabilidade, pois seus conceitos são os pilares para a elaboração das demonstrações contábeis. São eles: bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido.
Bens: pertence ao grupo dos ativos e segundo ATHAR, Raimundo Aben é tudo aquilo que satisfaz as necessidades da empresa e possui valor econômico , ou seja, são os itens passiveis de avaliação e mensuração econômica podendo ser classificados como tangíveis e intangíveis.
Bem tangível é tudo aquilo que é material, palpável, de fácil visualização e mensuração.
Bem intangível

Relacionados