013101412020

358 palavras 2 páginas
4.3.2 BANCO DE LEITE OU POSTO DE COLETA DE LEITE
Banco de Leite Humano: Centro especializado responsável pela promoção do incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro para posterior distribuição, sob prescrição médica ou de nutricionista. Obrigatoriamente ligado a um hospital materno ou infantil, é uma instituição sem fins lucrativos, sendo vetada a comercialização dos produtos por ela distribuídos. Caracterizado por desempenhar funções comuns aos bancos de leite, além de treinar, orientar e capacitar recursos humanos, desenvolver pesquisas operacionais, prestar consultoria técnica e dispor de um laboratório credenciado pelo Ministério da saúde.
Áreas do banco de leite;
Coleta de leite humano: É destinada ao atendimento de gestante, puérperas, e nutrizes para o encaminhamento para coleta, para a orientação referente a cuidados e aleitamento materno, destinada para a coleta de leite humano conforme as técnicas assépticas estabelecidas, realizada por de expressão manual ou com o auxílio de bombas, manuais ou elétricas; devem ser utilizados materiais esterilização.
Controle de qualidade: Após a pasteurização é colhido 4 ml e colocado no tubo com BGBL, conhecido como caldo verde, e em seguida é enviado ao laboratório para analise de crescimento microbacteriológico. O resultado sai no prazo de 48 horas e estando negativo, o leite é liberado para uso.
O controle de qualidade deve garantir que o produto oferecido tenha sua qualidade preservada.
Área de distribuição: destinada ao controle do leite distribuído aos receptores, conforme as indicações já citadas anteriormente.
Área Administrativa: Chefia do BLH, Coordenadoria do BLH, Secretaria, almoxarifado, Arquivo das doadoras, Sala de exame, vestiários, etc.
* Fluxograma do serviço - Banco de leite (anexo).
* Equipamentos e utensílios
* Estufa microbiológico
* Estufa de secagem
* Centrifuga
* Banho Maria
*

Relacionados