012726191627

744 palavras 3 páginas
Aula prática - relatório - Fracionamento celular

Fracionamento celular
Disciplina: Citologia
Introdução
Os métodos de fracionamento celular consistem na separação e isolamento de diversos componentes celulares, para seu posterior estudo através de técnicas bioquímicas ou de biologia molecular. Eles se baseiam essencialmente na homogeneização dos tecidos e na destruição dos limites celulares por meio de diferentes procedimentos mecânicos ou químicos, com posterior separação das frações subcelulares, de acordo com sua massa, superfície e peso específico (DE ROBERTIS, 2003)
Um dos métodos mais utilizados é o método de fracionamento por centrifugação, este processo permite que as organelas das células sejam separadas de acordo com sua densidade. Com a utilização de uma centrifuga as células são submetidas a rotações com que fazem que a força centrífuga exercida sobre as células, rompa as membranas celulares e agrupam as organelas de acordo com sua densidade.
A técnica de centrifugação fracionada consiste em uma série de centrifugações com velocidades gradativamente maiores. As maiores organelas ou inclusões e mais densas são sedimentadas primeiro, e o sobrenadante de cada centrifugação é retirado e novamente centrifugado com uma velocidade maior. E assim ocorre a separação de cada componente da célula. No final de todo o processo o sobrenadante que permanece é denominado fração solúvel. Todo esse processo só é possível devido a utilização da centrifuga, um aparelho que usa a força centrifuga para separar partículas de acordo com suas densidades.

Objetivo
Demonstrar o fundamento da técnica de fracionamento celular diferencial, utilizando a análise do procedimento para observar os níveis de sedimentação de componentes celulares de folhas do caju (Anacardium occidentale L.).
Materiais e métodos
Folhas jovens de caju (Anacardium occidentale L.)
Balança analítica
Béquer
Almofariz e pistilo
Peneira
Centrífuga
Pipeta e pêra
Estilete

Relacionados