0125486

4358 palavras 18 páginas
Titulo: Contribuições do último Lukács para a reflexão acerca do messianismo no Serviço
Social
Autora: Mônica Hallak Martins da Costa
Eixo 2: O debate das teorias críticas na formação profissional.
Instituição: Escola de Serviço Social da PUC-Minas.
Endereço: Rua Francisco Bicalho, apto. 2031/303. Caiçara, Belo Horizonte – MG.
CEP:30.720.340.
Tels: 31 3411-1556 e 31 8881-4959
E-mail’s: monicahallak@uol.com.br e monica@pucminas.br.
Reflexões desenvolvidas a partir de estudos para a elaboração da tese de doutoramento, concluída na UFRJ em 2010, de questões da docência e da prática profissional.
Palavras chave: alienação; emancipação; indivíduo social; messianismo; Serviço Social.

Resumo
O objetivo dessa comunicação é oferecer novos elementos para a reflexão em torno do messianismo presente no universo profissional do assistente social através do resgate da discussão de George Lukács acerca da alienação e das possibilidades sociais de superá-la. No itinerário intelectual do autor húngaro, marcado por várias autocríticas, registramse transformações significativas na abordagem desse fenômeno social, todas elas caracterizadas por um esforço do autor no sentido de distanciar-se de tendências idealistas.
Sem perder de vista as mediações necessárias para proceder essa análise, as referências de Lukács se constituem uma preciosa contribuição para o debate teórico do Serviço social.

CONTRIBUIÇÕES DO ÚLTIMO LUKÁCS PARA A REFLEXÃO ACERCA DO
MESSIANISMO NO SERVIÇO SOCIAL
Publicados no Brasil em 2010, os escritos de Lukács, intitulados Prolegômenos para uma ontologia do ser social, permitem ao leitor uma rara visão panorâmica da trajetória desse autor que vivenciou os fatos mais marcantes do século XX. A intensidade de tais experiências levou o autor a questionar mais de uma vez, como veremos adiante, os seus próprios posicionamentos e é a partir desta sua disposição manifesta pela última vez nesses ensaios publicados aqui recentemente que

Relacionados