012508391600

2021 palavras 9 páginas
ANÁLISE E COMPREENSÃO DE TEXTOS OBJETIVANDO RECONHECER

DIRETRIZES PARA LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Antônio Joaquim Severino.

1. ANÁLISE TEXTUAL:
Esquematizações
As diretrizes para análise e interpretação de textos é uma metodologia que tem como objetivos:
Criar condições de abordagem e inteligibilidade dos textos.
Apresentar considerações para encaminhar a compreensão dos vários momentos do trabalho cientifica.
Portanto seus objetivos práticos é fornecer elementos para uma melhor abordagem dos textos de natureza teórica, pois os mesmos são vistos como textos que apresenta certas dificuldades para aqueles que não estão habituados a esse tipo de trabalho, por isso destaca, que é preciso criar condições que ajudaram nessas atividades. Antônio J. Severino considera o emissor, como uma consciência que transmite uma mensagem para outra consciência, que é o receptor este é o esquema que fornece elementos para a compreensão da origem e finalidade do texto. Adentrando um pouco mais na delimitação da unidade de leitura ele fala que a leitura quando feita com a finalidade de estudo, tem que ser feita por etapas, e seu estudo deve ser feito de maneira continua. Na análise textual ele afirma que essa é a primeira abordagem do texto onde deve ser buscada uma visão panorâmica, do raciocínio do autor.
Na análise temática enfatiza a ideia de que essa etapa é para se compreender a mensagem global veiculada na unidade, onde o leitor ira formular uma série de perguntas onde as respostas para as mesmas forneceram o conteúdo da mensagem. Esta análise irá fornecer as condições para se construir tecnicamente um roteiro orientador de leitura.
Na análise interpretativa é onde se toma uma posição própria a respeito das ideias enunciadas, superando a restrita mensagem do autor, questionando e investigando toda a fecundidade das ideias expostas, é nessa etapa que é considerada pelo autor como a mais difícil e delicada. A síntese pessoal é uma etapa ligada a

Relacionados