012367486

284 palavras 2 páginas
A palavra Administração tem origem no latim e significa: Administratione
Ad: (direção para,tendência,junto de)
Minister: comparativo de inferioridade,o sufixo ter (subordinação e obediência) Seu objetivo principal é interpretar e transformar em ação empresarial através do planejamento,organização,direção e controle de todos os esforços realizados,a fim de atingir tais objetivos. Administrar é o processo de tomar,realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.(Maximiniano,2000) As 5 variáveis
Tarefas: administração cientifica- Racionalização do trabalho no Nível Operacional
Estrutura:teoria clássica –Funções do administrador
Pessoas:teoria das relações humanas – motivação,liderança,comunicação e dinâmica de grupo.
Ambiente:teoria estruturalista –Análise intra-organizacional e Análise interorganizacional.
Tecnologia:teoria da contingência- Imperativo Tecnológico.
Revolução Industrial Da calma produção do artesanato,onde todos se conheciam,passou-se rapidamente para o regime de produção por meio de máquinas,dentro de grandes fábricas.Causando uma súbita modificação da situação provocada por dois aspectos:
_ A transferência da habilidade do artesão para a máquina,passando a produzir com maior rapidez,maior quantidade e melhor qualidade,favorecendo a redução nos custos de produção.
_ Substituição da força animal ou do músculo humano pela maior potência da máquina a vapor(e posteriormente pelo motor),permitindo maior produção e maior economia. A organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial graças a fatores como:
- A ruptura das estruturas corporativas da Idade Média;
_ O avanço tecnológico,graças à aplicação dos progressos científicos à produção,com a descoberta de novas formas de energia e a enorme

Relacionados