01221006975

1361 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO

Trata-se de um projeto que visa pesquisar o comportamento das crianças da Escola Municipal Clarice Lispector na administração do dinheiro que levam para utilizarem durante o recreio escolar.
A Escola Municipal Clarice Lispector está localizada em um bairro de classe média da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Frequentam essa instituição 328 alunos, distribuídos entre as séries iniciais do Ensino Fundamental (Primeiro ao Quinto ano). A escola, como todos os demais estabelecimentos de ensino público do Estado, oferece lanche gratuito aos alunos durante os intervalos e, além disso, dispõe também de uma cantina onde são comercializados doces e salgados assados, além de suco natural.
Bimestralmente a escola promove reunião com os pais para dirimir assuntos referentes à rotina escolar. Analisando as atas das reuniões registradas no livro da direção, verificou-se que nos três últimos encontros os responsáveis pelos estudantes do Quinto Ano manifestaram preocupação com a quantidade exorbitante de dinheiro que os filhos vêm gastando na escola, montante que, em alguns casos, chega a ultrapassar meio salário mínimo mensal.
Frente a esse quadro, visto como problemático por pais e professores, é extremamente necessário construir um estudo capaz de compreender o comportamento dos alunos na hora de administrar e investir seu dinheiro no contexto da escola.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O tema da administração de recursos financeiros por crianças ainda não tem um lugar de destaque nas pesquisas científicas. Os trabalhos de Costa (2003), Hubner (2004) e Martins (2009) representam as mais expressivas produções a discutir essa temática.
De acordo com Mariano (1999), administrar significa:

Dirigir recursos humanos, financeiros e materiais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da organização, e ao mesmo tempo, proporcionar satisfação aqueles que obtem o produto / serviço e

Relacionados