011747210787

433 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA LITERATURA LATINA
PROFESOR: ELIABE PROCÓPIO
ALUNA: MARIA TICIANA S. ANDRADE

QUO VADIS

Quo Vadis é um estadunidense de 1951, baseado em fatos reais do gênero drama épico, dirigido por Mervyn Leroy John Lee Mahin, baseado em um livro de Henryk Sienkiewicz e ambientado na Roma antiga. O filme conta a história de Nero um Imperador louco de Roma que durante seu império cometeu todos os tipos de atrocidades e ficou conhecido pelos seus atos de loucura.
A trama principal na história centra-se no amor do general Marcus Vinícius e Lygia, por quem se apaixona. Ela é uma cristã e não quer nenhum envolvimento com um guerreiro, mas apesar de ter sido criada como romana Lygia é a filha adotiva de um general aposentado e, teoricamente, uma refém de Roma. Marcus procura o imperador Nero para que Lygia lhe seja dada pelos serviços que ele fez. Ela se ressente, mas de alguma forma se apaixona por Marcus. Enquanto isso, as atrocidades de Nero são cada vez mais ultrajantes. Quando ele queima Roma e culpa os cristãos, Marcus salva Lygia e a família dela. Nero captura todos os cristãos e os atira aos leões, mas no final Marcus, Lygia e o cristianismo prevalecerão.
Observamos Roma Antiga, uma cidade marcada por conflitos de religião e violência nas ruas e o temperamento insano de Nero, Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Ator Coadjuvante, Trilha Sonora, Fotografia, Direção de Arte, Figurinos e Edição, o filme também mostra a vitória do homem contra o animal na arena que imprime um final feliz à história porque, nesse momento, o povo se afasta de Nero e se coloca a favor dos cristãos.
Concluímos com esta pesquisa que Quo Vadis é um filme bem elaborado e muito bem aproveitado, pois além de apresentar fatos históricos e religião, é um filme poético, repleto de ironias e atribui uma finalidade prática a alguma obra de arte, pois o autor envolve a pintura através do retrato

Relacionados