011647782070

1110 palavras 5 páginas
Em 1964 termina o regime militar e em 1985 inicia o governo civil, que é decisivo na história recente do país. O Brasil encerrou o regime militar centrando suas expectativas na chegada do civil Tancredo Neves ao posto presidencial. No dia 15 de março de 1985, o presidente precisou ser internado às pressas no hospital de Brasília. Em seu lugar, o vice-presidente José Sarney recebeu a faixa presidencial.
A chegada de José Sarney esteve cercada por fortes desconfianças. Isso porque Sarney integrava uma tradicional ala de políticos nordestinos que colaboraram com o regime militar.
O governo Sarney alcançou uma expressiva vitória com a aprovação da Constituição de 1988. Apesar de sua extensão e detalhismo, a nova Carta Magna do país conseguiu varrer diversos mecanismos que sustentaram o regime autoritário. O fim da censura, a livre organização partidária, o retorno das eleições diretas e a divisão dos poderes, são apenas algumas das conquistas que pontuaram tal evento. Do ponto de vista formal, o país finalmente abandonava as chagas do período ditatorial.
A Constituição representou uma vitória importante no campo político, não podemos dizer o mesmo quando observamos a atuação do governo Sarney na esfera econômica. Inicialmente, tivemos uma grande euforia alimentada pela implementação do Plano Cruzado. Valendo-se do tabelamento de preços, o plano conseguiu realizar uma tímida distribuição de renda e promoveu o aumento do consumo da população. No entanto, a euforia foi seguida de uma pane no setor de produção e da falta de produtos de primeira necessidade.

Ao longo do governo, vieram outros planos (Plano Bresser e Plano Verão) tentaram realizar outras manobras de recuperação da economia brasileira. Não conseguiram frear os índices inflacionários exorbitantes que assaltavam o salário de grande parte dos trabalhadores brasileiros.
Em novembro de 1989. Fernando Collor de Mello vence as eleições com muitas promessas derrotando seu principal adversário, Luís Inácio

Relacionados