01112013225149 1

927 palavras 4 páginas
http://www.ja-online.net

Programa : A decisão é sua

OBJETIVOS DO PROGRAMA
Os jovens enfrentam uma multidão de decisões, mas têm pouca experiência para tomá-las. Precisam de prática nisso. Este programa, que inclui o Questionário Falado, lhes dará a oportunidade de aprender como tomar decisões sob um ponto de vista cristão.

INTRODUÇÃO
Divida os jovens em três grupos e ofereça um presente a cada grupo. Um grande, um pequeno e outro embrulhado em um bonito papel. Diga-lhes que um dos presentes contém algo que eles gostariam de receber, outro contém algo sem valor e um deles não tem nada. Os grupos só podem olhar os presentes, sem abri-los ou tocá-los e cada grupo deve decidir qual presente quer receber. Uma vez que tenham decidido o que vão escolher, defina por sorteio qual grupo será o primeiro, o segundo e o terceiro.
Entregue os presentes aos grupos. A caixa bonita pode conter um presente como por exemplo uma barra de chocolate, etc. A outra pode ter alguma coisa sem sentido como papéis amassados e a outra pode estar vazia.
Neste momento. fale sobre como é difícil fazer escolhas, e explique que o programa de hoje vai ajudá-los a tomar decisões. Forneça canetas e cópias do Questionário Falado a todos os jovens.

A DISCUSSÃO
PERGUNTA 1
Pergunte que grandes decisões os jovens sabem que terão que fazer no futuro e discuta com eles, identificando aqueles que têm decisões em comum.

PERGUNTA 2
Convide o grupo a compartilhar suas decisões difíceis e fáceis.
Pergunte-lhes por que algumas decisões são mais difíceis que outras e anime-os a compartilhar com os outros o que escreveram.

PERGUNTA 3
Peça que os jovens digam o que fazem nas situações das perguntas, respondendo sempre, às vezes ou nunca. Enfatize a pergunta b -já que freqüentemente os jovens não pensam nas conseqüências de suas decisões.
Por exemplo devem ou não aceitar droga que alguém lhes oferece? Peça que pensem em todas as conseqüências e benefícios que esta decisão traria.
- Vale a pena sofrer as

Relacionados