0109 3P Apostila 1 Introdu o Custos

7005 palavras 29 páginas
Apostila 1 –
Contabilidade
de Custos
- Conceitos básicos de Custos
- Rateio de Custos Indiretos
- Sistema de Custeio por Absorção
- Sistema de Custeio Variável/Direto

Módulo: Aspectos Contábeis da Organização
Prof.: Emerson Bisco

Custos e Formação de Preço – Prof. Emerson Bisco

Contabilidade de Custos – Prof. Emerson Bisco

Introdução a Contabilidade de Custos
Olá meu caro aluno! Nesta apostila iremos abordar a temática Contabilidade de Custos. Daremos os primeiros passos nessa temática que é de suma importância para o administrador de empresas e sua grande relevância no controle e gestão de resultados.
Iremos entender como se classificam gastos, despesas, custos e sua aplicação nas empresas, formas de apurar resultados entre outros. Mas para isso começaremos entendendo o que é e para que serve a Contabilidade de Custos.
Segundo Leone (2010), a Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os mais variados níveis gerenciais de uma empresa, sendo uma ferramenta auxiliar às funções de aferição de desempenho, de planejamento, de controle das operações e de tomada de decisões.
A Contabilidade de Custos é um complemento da Contabilidade, no qual se destina especificamente a tratar da apuração de resultados, estudando, analisando e controlando os gastos envolvidos no processo produtivo das empresas, assim como saber qual é a quantidade mínima de produto a ser vendido para a empresa não ter prejuízo, além de se descobrir qual é o produto mais rentável.
Mas antes de você compreender tudo isto, você deverá entender algumas nomenclaturas que serão muito utilizadas no decorrer do curso, proporcionado uma melhor assimilação e padronizando as nomenclaturas, pois algumas delas poderão ser aplicadas de forma inadequada e dificultar seu aprendizado. Então vamos assimilar e gravar alguns conceitos a seguir:
Terminologia Básica
O conhecimento de uma terminologia adequada, nos ajuda a adotarmos o mesmo padrão de entendimento
e

Relacionados