01082012112637projeto Preservando Agua

1190 palavras 5 páginas
Rua Guarani, 3050 – Jardim La Salle
Fone: (45) 3252-7088 e-mail: intentustoledo@gmail.com

PROJETO: PRESERVANDO A ÁGUA DA TERRA
Colégio Intentus/Yara Country Clube/Itaipu Binacional

1. Justificativa
“A inovação e a transformação começam pelo processo educacional, que vai além do aprendizado formal de ler, escrever e fazer contas, mas continua a incorporar toda a magia da combinação das letras e números no processo de alfabetização – é a essência da Educação somada à conscientização das responsabilidades do cidadão perante a sua família, a sua comunidade e o seu país”.(MALHADAS, 2001, p.6)

O trabalho pedagógico voltado às questões ambientais centra-se no desenvolvimento de atitudes e posturas éticas, e no domínio de procedimentos, mais do que na aprendizagem estrita de conceitos. É necessário vivenciar, praticar, saber atuar de forma responsável no ambiente, encarando os problemas ambientais como uma questão social cuja solução é compromisso de todos. O processo educacional deve proporcionar aos educandos o desenvolvimento de sua consciência crítica com relação à sua atuação sobre o ambiente, seja ela natural ou cultural.
Para isso não pode ser um processo estático, e sim dinâmico-prático para que realmente o educando aprenda, a saber, fazer e ser.
No atual momento em que a preocupação com a escassez de água potável se torna cada vez maior, a Educação no âmbito ambiental é a força propulsora para a mudança de atitudes em busca de uma melhor qualidade de vida.
Sabemos que as águas do nosso planeta são as mesmas há quinhentos milhões de anos, fazendo seu ciclo natural de evaporação, chuva, infiltração no solo e formação de lençóis freáticos, lagos, rios e fontes. Mas nos últimos cem anos essa água vem perdendo sua pureza, pois vem sendo atingidas pela poluição e pela ação humana no meio ambiente.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente, 1,2 bilhão de pessoas não tem água de qualidade para beber, 2,4 bilhões não tem saneamento básico adequado e

Relacionados