0104050607

442 palavras 2 páginas
Transição nutricional
Mudanças recentes no padrão de dieta e estilo de vida, resultantes dos processos de industrialização, urbanização, desenvolvimento econômico e globalização. (OMS)
Influências:
A Transição Nutricional é influenciada por modificações facilmente notórias na nossa sociedade, tal como o aumento da participação feminina no mercado de trabalho, alterando o padrão de alimentação caseira e em família, observado há anos atrás; o excesso de trabalho e estress, sobretudo das grandes cidades, onde dispõe-se de tempo limitado para as refeições, favorecendo a procura por alimentos rápidos (fast-foods); a indústria alimentícia que rapidamente se adaptou ao novo estilo de vida e disponibilizou uma enorme variedade de produtos congelados para o rápido preparo e consumo, como lanches, salgados, pizzas e lasanhas que podem ser preparados em menos de 15 minutos, cuja palatabilidade é aceitável.
Se considerarmos atividade física como sendo qualquer atividade que coloque o corpo em movimento, devemos admitir que a modernidade, o avanço tecnológico, exige cada vez menos que isso ocorra. São inúmeros os botões que apertamos diariamente para substituir as nossas tarefas.
Este quadro de queda da qualidade da alimentação, associada à redução na prática de atividade física justifica as prevalências atuais de excesso de peso.
Em relação à desnutrição, que se mantem em declínio no país, pode ser justificada talvez pelo conceito da Segurança Alimentar e Nutricional, que se refere à garantia universal a uma alimentação adequada quantitativamente e qualitativamente, supondo-se que seja justamente a qualidade que não esteja sendo garantida. A população de baixa renda e de regiões mais pobres têm acesso a alimentação de cesta básica, incluindo farináceos, açúcar, gordura, alimentos que em excesso provocam sobrepeso e não garantem aporte adequado de vitaminas, minerais, fibras.

Conclusão:
A comprovação de que a transição nutricional acarretou sérias alterações ao

Relacionados