01 Pesquisa Parc De La Villete

435 palavras 2 páginas
Parc de la Villette
Aluno: Wellington Santos

O Parc de la Villette é um parque urbano em Paris situado no 19º arrondissement, na divisa com Seine-Saint-Denis. Foi projetado por Bernard Tschumi. Em 55 hectares de um antigo abatedouro ele é o maior parque da cidade de Paris e sua segunda maior área-verde (depois do Cemitério do Père-Lachaise). O parque abriga construções públicas voltadas à Ciência e à Música, além de muitos "follies", que são elementos arquitetônicos construídos em jardins com formas e funções distintas.
O parque abrange mais de um quilômetro de comprimento e setecentos metros de largura. Abriga atividades como um Museu da Ciência e Indústria, uma Cidade da Música, teatros e espaços para concertos. O projeto consistiu em três sistemas: superfícies, que são os espaços verdes abertos; linhas, os caminhos do parque; e pontos, estruturas icônicas pintadas em vermelho sem um programa pré-definido. Inseridos numa malha ortogonal de cento e vinte metros de lado, os pontos são o denominador comum do parque e ícones do projeto. Foram dispersos dez jardins temáticos através de todo o terreno, onde as pessoas pudessem se deparar com cada um literalmente ou de forma ambígua.
O projeto foi imaginado como um espaço para a atividade e interação, que evocasse uma sensação de liberdade numa organização sobreposta que daria pontos de referência aos visitantes.
O projeto foi imaginado como um espaço para a atividade e interação, que evocasse uma sensação de liberdade numa organização sobreposta que daria pontos de referência aos visitantes, tendo em vista três princípios de organização que configuram três camadas de intervenção: pontos, linhas e superfícies. O terreno é organizado espacialmente através de uma malha de trinta e cinco edifícios pontuais. A malha de pontos dá uma qualidade dimensional e organizacional para o parque servindo como pontos de referência. A natureza repetitiva de cada ponto, mesmo que cada um seja único e diferente, permite que os

Relacionados

  • Uma nova agenda para a arquitetura
    45682 palavras | 183 páginas
  • Arquitetura e imprensa
    39852 palavras | 160 páginas