01 OS CONCEITOS SOCIOANTROPOL GICOS DE INDIV DUO E SOCIEDADE

3840 palavras 16 páginas
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

* OS CONCEITOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DE INDIVÍDUO E SOCIEDADE

O objetivo das Ciências Sociais

Por Ciências Sociais , entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia , Sociologia e Ciência Política.Assim o objetivo de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas ,antropológicas e políticas.
As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulados Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam.

As áreas constitutivas das Ciências Sociais : Antropologia , Sociologia e Ciência Política.

Sociologia – A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural , analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. Neste campo de conhecimento , a vida social é analisada a partir de diferentes perspectivas teóricas ,notadamente as que têm como base conceitual os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim , Max Weber e Karl Marx . A partir dessas matrizes teóricas ,estudam-se os fatos sociais , as ações sociais ,as classes sociais ,as relações sociais ,as relações de trabalho ,as relações econômicas ,as instituições religiosas ,os movimentos sociais etc.

Antropologia – Na Antropologia privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades .Questões cruciais para o entendimento da vida em grupo , como alteridade ,diversidade cultural , etnocentrismo ,relativismo cultural ,são tratados por essa ciência ,que em seus primórdios estudava povos e grupos geográfica e culturalmente distantes dos povos ocidentais.Ao longo de seu desenvolvimento ,os antropólogos passaram a analisar grupos sociais relativamente próximos , buscando transformar o exótico ,o distante em familiar. analisar grupos sociais relativamente próximos (Assim em sua história a Antropologia revelou estudos notáveis sobre sociedades indígenas e sociedade camponesa ,identificando suas diferentes visões de mundo, sistemas de parentesco ,formas

Relacionados