01 Media O Comunit Ria Trabalho Pronto

1787 palavras 8 páginas
FACULDADE ALVORADA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE MARINGÁ

A MEDIAÇÃO NO ÂMBITO COMUNITÁRIO E ESCOLAR

MARINGÁ, PARANÁ
2014
FACULDADE ALVORADA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE MARINGÁ

ALESSANDRA SARA DE PAULA CAMANHO
IVAN ZAKALUK DE SOUZA
LEIA GISELE SANTOS SILVA
LUIS RICARDO OLIVEIRA DE MELLO
VALDEMIR PONTES DE AGUIAR

A MEDIAÇÃO NO ÂMBITO COMUNITÁRIO E ESCOLAR

Trabalho dedicado à disciplina de Mediação e Arbitragem, ministrada pela professora Okçana Yuri Bueno Rodrigues, como requisito para obtenção de nota parcial do segundo bimestre do oitavo período do curso de Direito.

MARINGÁ, PARANÁ
2014
MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA E MEDIAÇÃO ESCOLAR

1. INTRODUÇÃO

Praticar a mediação significa estar de intermediário na relação entre pessoas, grupos e até mesmo países, tendo por escopo nesta atitude, a busca pela resolução das disputas, que virão das próprias partes, almejando também, além da solução do litígio, a própria manutenção da relação pessoal entre os envolvidos, evitando a continuação da desarmonia entre ambos.
Segundo Catarina Morgado e Isabel Oliveira, no artigo que escreveram, qual seja, “Mediação em contexto escolar: transformar o conflito em oportunidade”, a origem do Programa de resolução de conflitos se encontra fora do contexto escolar, e data da década de 70, quando o presidente norte americano à época, Jimmy Carter, impulsionou a criação de centros de mediação comunitária. Tinham por proposta, serem alternativas em relação aos tribunais, visto a crise crescente do judiciário. Nesses centros, os cidadãos se reuniam e buscavam com isso, solução para os impasses.
O artigo supracitado nos remete a noção de que a mediação escolar teve seu crescimento no início dos anos 80, quando intermediava questões que envolviam crianças e jovens em suas respectivas disputas. Há o surgimento, em 1984, nos Estados Unidos, da Associação Nacional De Mediação Escolar, que buscava por finalidade o estudo e a implementação da mediação.
Há uma crise

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Narração,dissertação e descrição
    53099 palavras | 213 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas