01 12 O Desenvolvimento Das Pessoas E A Educa O Corporati

12720 palavras 51 páginas
O desenvolvimento das pessoas e a educação corporativa
MARISA EBOLI
1. Introdução
Parece inquestionável a relevância que as áreas de treinamento e desenvolvimento estão adquirindo sobre as demais funções da gestão de pessoas. A migração do T&D tradicional para a educação corporativa ganhou foco e força estratégica, evidenciando-se como um dos pilares de uma gestão empresarial bem-sucedida.
A proliferação de experiências de universidades corporativas, ao mesmo tempo em que abre possibilidades concretas para transformar em realidade o velho sonho da “integração escola-empresa”, tem gerado muita discussão e polêmica nos círculos acadêmicos. A grande questão que se propõe é: as universidades corporativas constituem uma ameaça ou uma oportunidade para as universidades tradicionais?
As experiências nessa área deveriam servir para tranqüilizar os preocupados com tal questão, pois a realidade é rica em exemplos de parcerias estratégicas e inovadoras entre as universidades corporativas e as instituições de ensino superior.
De acordo com estimativas recentes, milhares de empresas norte-americanas criaram universidades-empresas, faculdades e institutos de ensino para satisfazer as carências de conhecimento dos
185

empregados. Um dos primeiros e mais notados dentre esses empreendimentos foi a Universidade Motorola. Pouco tempo depois, porém, essa tendência atingiu todos os setores de atividade e empresas de todos os tamanhos.
Por que uma empresa deseja criar uma universidade corporativa? De acordo com Tobin (1998), há várias razões para isso:
Valores: muitos executivos têm a crença de que conhecimento, habilidades e competências formarão a base da vantagem competitiva futpra de seus negócios, o que os estimula a investir na abertura de universidades corporativas como meio de intensificar o desenvolvimento de seus empregados nessas áreas.
Imagem externa: deve causar ótima impressão aos clientes ou sócios o fato de que o diretor-presidente de uma empresa possa dizer:

Relacionados

  • O Ensino do Design na Alemanha
    4923 palavras | 20 páginas
  • Anexos LOA 2013
    277847 palavras | 1112 páginas
  • 2011 CHILD Organiza Es
    202838 palavras | 812 páginas