009796132046

2030 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO O presente trabalho é sobre inflamação crônica, mais concretamente sobre as causas da inflamação crônica, características, a infiltração de células mononucleares. Outras células que existem nesse tipo de inflamação. Os efeitos sistêmicos da inflamação. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é contribuir para que mais pessoas possam adquirir um pouco mais de conhecimento sobre o tema abordado. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica.

INFLAMAÇÃO CRÔNICA

O termo crônico refere-se a tempo (cronologia) e apesar de ser difícil de definir precisamente, a inflamação crônica é considerada uma inflamação prolongada na qual a inflamação ativa, a destruição tissular e a tentativa de reparar os danos ocorrem simultaneamente. Apesar de poder ser a continuação de uma inflamação aguda, a crônica freqüentemente começa de maneira insidiosa como uma reação pouco intensa, geralmente assintomática. Este último tipo de inflamação crônica é a causa de dano tecidual em algumas doenças humanas mais comuns e debilitantes, como a artrite reumatóide, arteriosclerose, tuberculose e as doenças crônicas.
Causas da inflamação crônica
Infecções persistentes por determinados microrganismo, como o bacilo da tuberculose, o agente causados da sífilis e determinados vírus, fungos e parasitas. Esses organismos possuem baixa toxicidade e evocam uma reação imunológica chamada de hipersensibilidade tardia. A resposta inflamatória às vezes assume um padrão específico chamado de reação granulomatosa.
Exposição prolongada a agentes potencialmente tóxicos, exógenos ou endógenos.
Auto – imunidade. Sob determinadas condições, as reações imunológicas se desenvolvem contra os tecidos do próprio indivíduo, causando as doenças auto – imunes. Nessas doenças, os auto – antígenos desencadeiam uma reação imunológica que se perpetua, causando lesão tecidual e inflamação crônica. As reações imunológicas desempenham um papel importante em várias

Relacionados