0092987634521298

2561 palavras 11 páginas
Introdução
A angiografia, refere-se a um exame realizado através de procedimentos radiológicos; a mesma possui diversas indicações e subclassificações,dentre ela a Arteriografia, a qual também será abordada especificamente.Ambas possuem o objetivo na realização de diagnósticos precisos e conseqüentemente tratamentos pertinentes, tudo devido ao seu alto avanço tecnológico ao nível de infra-estrutura e equipamentos.
Angiografia
Angiografia ou angiograma é o método de realização de um exame radiográfico dos vasos sanguíneo, por meio da injeção de contraste no interior desses vasos. Como as várias partes moles do corpo possuem densidades radiográficas similares, o contraste tem de ser adicionado para o melhor estudo e detecção de normalidades ou anormalidades do sistema vascular.
O principal objetivo do exame é o fornecimento de um “mapa” vascular,que no qual facilitará para os médicos a localização dessas anormalidades e o diagnóstico de determinadas patologias.
Uma boa compreensão da anatomia envolvida é essencial para a realização e interpretação da angiografia.
Tipos de angiografia (Angiograma)
Angiografia Carotídea: A angiografia carotídea é um procedimento em que o fornecedor de serviços de saúde examina suas artérias carotídeas. Estas artérias viajam acima de cada lado da garganta e fornecem o sangue ao cérebro. As angiografias das artérias carotídeas podem mostrar se as artérias são estreitadas ou obstruídas. Isto podia aumentar seu risco de ter um curso.
Angiografia Cerebral: Uma angiografia cerebral é um raio X que mostra os vasos sanguíneos na cabeça. É usado para verificar se há a presença aneurismas, malformações, coágulos de sangue, redução ou bloqueio do mesmo, ou mudanças devido a um tumor, a um sangramento interno, ou a um inchaço.
Angiografia Coronária: A angiografia coronária visualiza as artérias que trazem o sangue ao músculo do coração. Estas artérias são chamadas artérias coronárias. As imagens destas artérias podem mostrar

Relacionados