00906360406-04

447 palavras 2 páginas
COMENTÁRIO DE LEITURA – EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ
Para o autor, acontecimentos como o de Auschwitz, são uma regressão a barbárie, sem nada que possa justificar tamanha violência.
Esse tipo de violência só pode ser vencido pela educação, pelos debates sobre o tema, pra que ele nunca entre em esquecimento, pois o esquecimento seria uma forma de negar o que aconteceu e assim poderíamos estar criando situações para novas violências do tipo.
A pressão social pode ser também um fator pelo qual as pessoas acabem cometendo atos sem justificativa, e o fato de ter acontecido genocídios no mundo já constitui uma tendência de violência social.
O autor lembra que é preciso reconhecer os mecanismos que tornam pessoas capazes de tais atrocidades, pois essas pessoas são totalmente desprovidas de consciência, é preciso fazer com que elas pensem sobre elas mesmas.
Ele ainda fala que devemos desde a educação infantil conscientizar nossas crianças e fazer com que elas tenham um esclarecimento geral das coisas, e que só assim conseguiremos que aquele tipo de horror que já aconteceu não se repita.
A ausência, a falsidade de compromissos e a frieza são também segundo o autor, responsáveis pelo que aconteceu, por isso devemos ser mais disponíveis e capazes de amar quando se trata de pessoas.
O autor ainda fala sobre a diferença sobre quem vive no campo e quem vive na cidade; os meios de comunicação como um todo em geral não conseguiram provocar muitas mudanças, mas o que nota-se é um sistema de escolarização com alguns problemas no campo, e por isso ele aponta que voluntários poderiam se deslocar até o campo para solucionais tais problemas.
Adorno ainda propõe que as pessoas utilizem todos os métodos científicos para estudar os culpados de Auschwitz, para que assim esse tipo de acontecimento não se repita.
Para finalizar, o autor fala que a educação política deveria ser que Auschwitz não se repita e completa que se o direito do Estado estiver acima do direito dos seus

Relacionados