009 O USO DE GEOTECNOLOGIAS NA DETERMINA O DO PERCENTUAL DE REAS VERDES URBANAS NO MUNIC PIO DE AMERICANA SP

3935 palavras 16 páginas
O USO DE GEOTECNOLOGIAS NA DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE ÁREAS VERDES URBANAS NO
MUNICÍPIO DE AMERICANA-SP

O USO DE GEOTECNOLOGIAS NA DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE
ÁREAS VERDES URBANAS NO MUNICÍPIO DE AMERICANA-SP
Andréia Medinilha Pancher
Universidade Estadual Paulista medinilh@rc.unesp.br Marcelo Rodrigues de Ávila
Universidade Estadual Paulista maxpln@ig.com.br EIXO TEMÁTICO: GEOGRAFIA FÍSICA E GEOTECNOLOGIAS

RESUMO - O modo de vida nas cidades priva o homem do contato com a natureza. Como forma de escape da realidade conturbada do sistema urbanizado, o planejamento urbano prevê áreas que permitem o contato homem/natureza: jardins botânicos, parques, praças arborizadas entre outros. Estes últimos, através de análises específicas, podem ser caracterizadas como áreas verdes. Diante do exposto, o objetivo central deste trabalho foi determinar o percentual de áreas verdes urbanas no município de Americana, no Estado de São Paulo. Para tanto, utilizou-se a metodologia proposta por
Bargos (2010), que consiste em levantamento bibliográfico sobre o tema, construção de base cartográfica da área de estudo, mapeamento das porções de concentração de vegetação arbórea no perímetro urbano, identificação das áreas verdes urbanas e, por fim, o calculo de seu percentual. Como resultado, estimou-se que o percentual de áreas verdes urbanas (PAV) em Americana é de 6,73%.
Através deste estudo foi possível observar a importância da vegetação ciliar para a distribuição das áreas verdes urbanas, a proporção elevada de áreas ausentes de vegetação, principalmente nas áreas de maior densidade urbana. Também, a importância do uso das geotecnologias para a determinação das áreas verdes existentes, servindo de subsídios à administração pública para a implementação das áreas verdes em setores da cidade carentes de vegetação.
Palavras-chaves: cidade, geotecnologia, qualidade ambiental.

ABSTRACT - The style of life in the cities deprives the man of the contact with nature. As a way to
escape

Relacionados