007894221880

10212 palavras 41 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR AUXILIA O EDUCADOR E O EDUCANDO

Rondonópolis
2012

a avaliação da aprendizagem escolar auxilia o educador e o educando

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia
Orientador:
Tutor Eletrônico:
Tutor de Sala:

Rondonópolis
2012

Dedico este trabalho ao meu esposo Devair, meus filhos e meus netos que estiveram comigo a todo momento no decorrer desta caminhada. Em especial, aos meus pais, Silvestre e Maria que nunca deixaram de me apoiar.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus e a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuiram e auxiliaram na minha formação acadêmica. A todos os professores pelos quais passei no decorrer do curso.

DA SILVA, Ferreira. A Avaliação da Aprendizagem auxilia o educador e o educando. 2012. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Rondonópolis, 2012.
RESUMO
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a avaliação da aprendizagem. Com isso, nota-se que a avaliação se dá de forma autoritária porque classifica os educandos fazendo uma seleção dos que podem ser aprovados para as séries seguintes. Portanto, conclui-se que o trabalho de pesquisa foi importante a medida que nos possibilitou reconhecer a partir dos resultados que se obteve que a avaliação desenvolve uma função classificatória e autoritária, em que a maioria dos alunos estão preocupados mais com a nota do que com a aprendizagem que é mais significativa para eles. Para tanto, é necessário que a escola trabalhe a avalição da aprendizagem não somente no sentido de aprovar ou

Relacionados

  • 007894221880
    1068 palavras | 5 páginas