006996101783

913 palavras 4 páginas
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO:
É importante estudar as teorias da administração, pois é através desse estudo que aprimoramos nossos métodos e a nossa maneira de pensar e de agir diante de fatos relacionados à administração, essas teorias ajuda-nos a nos desenvolvermos como pessoas e como profissionais.
Sua contribuição está diretamente relacionada aos modelos de gestão atuais, modernos, dinâmicos e competitivos, além de ter como fator determinante o capital humano.

TEORIA CLÁSSISCA DA ADMINISTRAÇÃO:

A teoria clássica defende uma estrutura organizacional que garantia eficiência a todas as partes envolvidas, tendo em vista identificar princípios e habilidades que servisse de base à administração. Essa teoria foi desenvolvida na Europa por Henry Fayol. Fayol apresentou também seis funções básicas e comuns: função técnica, função comercial, função financeira, função de segurança, função contábil e função administrativa.

ABORDAGEM CLASSICA:

Buscando criar princípios racionais que tornassem as organizações mais eficientes, os profissionais e autores estabeleceram o fundamento teórico para a disciplina de administração.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS:

Com o desenvolvimento das chamadas ciências humanas e partindo da necessidade de humanizar e democratizar a administração surgiu á teoria das relações humanas, que trás uma preocupação com as pessoas e os grupos sociais dentro das organizações. Através da experiência de Hawthorne chegou-se a conclusão de que os trabalhadores reagem como membros de grupos e não sozinhos, o reconhecimento do grupo influência na motivação do trabalho. Podemos concluir que foi a partir desses estudos que o interesse pelo fator humano surgiu e que em decorrência dele o ser humano passou a ter maior importância nas organizações. A teoria clássica e a teorias das relações humanas são consideradas as mais atuais, porque elas abordam fatores fundamentais para o reconhecimento do ser humano dentro das

Relacionados