006777854329

1185 palavras 5 páginas
1 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS
1.1 PRIMEIRA QUESTÃO
As organizações que adotam um modelo burocrático à sua estrutura e organização, possuem como objetivo básico, organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização.
Em contrapartida, as organizações que adotam um modelo organizacional flexível, permitem que seus parceiros adotem práticas bastante particulares, adequando sua carga horária, locais de trabalho com a comodidade pretendida, entre outros pontos que são particulares de cada indivíduo.
A estrutura burocrática nas organizações encontra-se fora de sintonia com a realidade contemporânea, uma vez que, o foco principal das organizações modernas deve estar voltado para a satisfação de seus colaboradores/parceiros e não um foco capitalista como adotado no modelo burocrático.

1.2 SEGUNDA QUESTÃO Enquanto Taylor fundamentou a teoria da administração científica na padronização dos métodos e nas técnicas de trabalho e Fayol fundamentou a teoria clássica da administração na estrutura organizacional, as empresas contemporâneas como a IBM, Facebook e Google, aplicam um modelo de gestão flexível com colaboradores formais e informais (freelancers), focando sua estratégia nas pessoas. As organizações que utilizam apenas os fundamentos dos modelos clássicos de gestão, não atendem ao novo perfil organizacional atual. Na atualidade as organizações possuem a sua estrutura de gestão voltada a um mix que inclui os modelos tradicionais e os modelos flexíveis de gestão. Os modelos flexíveis permitem a utilização de freelancers, que embora não possuam vínculo empregatício, o comprometimento com os resultados da organização é visivelmente maior, pois sua produtividade está intimamente ligada com o cumprir dos prazos dos projetos e além disso, o fato de poder montar sua rotina de trabalho permite a

Relacionados