006252122550

1436 palavras 6 páginas
 Pensamento político de Platão
Durante todo sua história, Platão teve como inspiração primordial os ensinamentos de Sócrates ,o pensamento político de platão, não se limita a prática insegura e circunstancial deve pressupor a investigação sistemática dos fundamentos da conduta humana, a política poderia deixar de ser o jogo fortuito de ações motivadas por interesses nem sempre claros e frequentemente pouco dignos, por transformar-se numa busca pela verdade e um gesto criador de harmonia, justiça e beleza.
Platão vê filosofia e ação política permanentemente interligadas para a expansão de um pensamento alimentado pelo clima de liberdade, justiça e dignidade política.
Segundo Platão,os regimes políticos se distinguem pelo número e pela qualidade dos que governam,a saber que:
• Na monarquia,o governo é de um só (monas) cuja qualidade é honrar a nobreza de sua linhagem.
• Na aristocracia,o poder pertence a uma elite, um pequeno grupo ou os melhores( aristoi) cuja qualidade é a virtude guerreira.
• Na democracia, em que o poder pertence ao povo(demos), cujos cidadãos possuem liberdade de decisão política..
A anarquia está contida na essência da democracia, por isso,quando se governa mal em um regime democrático, a conseqüência inevitável é a anarquia.
Platão e a polis
Para Platão, regime monárquico era parte significativa do seu trabalho , já que para ele os seres humanos e a polis possuem a mesma estrutura.
‘’Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente." (Platão, Carta Sétima, 326b).
Esta afirmação de Platão deve ser compreendida com base na teoria do conhecimento, e lembrando que o conhecimento para Platão tem fins morais.Todo o projeto político platónico foi traçado a partir da convicção de que a Cidade-Estado ideal deveria ser obrigatoriamente governada por alguém dotado de uma rigorosa

Relacionados

  • 006252122550
    1488 palavras | 6 páginas