006252122550

1488 palavras 6 páginas
GEYSE MONTEIRO MARIA

TEXTO: Diferença de pensamento: Platão e Maquiavel

Macapá
2013

GEYSE MONTEIRO MARIA

TEXTO: Diferença de pensamento : Platão e Maquiavel

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia Política, ministrada pela Professor Herbert , como requisito avaliativo do curso de licenciatura em filosofia da universidade do estado do Amapá.

Macapá
2013

Pensamento político de Platão
Durante todo sua história, Platão teve como inspiração primordial os ensinamentos de Sócrates ,o pensamento político de platão, não se limita a prática insegura e circunstancial deve pressupor a investigação sistemática dos fundamentos da conduta humana, a política poderia deixar de ser o jogo fortuito de ações motivadas por interesses nem sempre claros e frequentemente pouco dignos, por transformar-se numa busca pela verdade e um gesto criador de harmonia, justiça e beleza.
Platão vê filosofia e ação política permanentemente interligadas para a expansão de um pensamento alimentado pelo clima de liberdade, justiça e dignidade política.
Segundo Platão,os regimes políticos se distinguem pelo número e pela qualidade dos que governam,a saber que:
Na monarquia,o governo é de um só (monas) cuja qualidade é honrar a nobreza de sua linhagem.
Na aristocracia,o poder pertence a uma elite, um pequeno grupo ou os melhores( aristoi) cuja qualidade é a virtude guerreira.
Na democracia, em que o poder pertence ao povo(demos), cujos cidadãos possuem liberdade de decisão política..
A anarquia está contida na essência da democracia, por isso,quando se governa mal em um regime democrático, a conseqüência inevitável é a anarquia.
Platão e a polis
Para Platão, regime monárquico era parte significativa do seu trabalho , já que para ele os seres humanos e a polis possuem a mesma estrutura.
‘’Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue

Relacionados

  • 006252122550
    1436 palavras | 6 páginas