0060662497

606 palavras 3 páginas
O conjunto das comunidades em que o homem se organiza forma a comunidade maior, a cidade, a polis. Por cada comunidade particular constituir uma relação com a outra e, portanto, depender de outra comunidade, é que a organização destas configuram a comunidade maior, a cidade, que visa o bem maior, o bem-viver comum a todos. A formação política é algo natural do homem, e na busca pelo soberano bem somente o constituir-se em comunidade, na polis, tornando-se cidadão participante da vida orgânica da cidade, é que se poderá atingir este bem, pois, a cidade possui autosuficiência (por incluir nela todas as outras comunidades) para a realização de uma plena realização do bem-viver.
O homem é um vivente político. E é parte de si mesmo organizar-se em comunidade: primeiro a família, em suas relações diretas ou indiretas entre marido e esposa, pais e filhos, senhores e servos, que tem por finalidade suprir interesses cotidianos entre eles; em seguida, com a constituição de várias famílias, estas se unem e se organizam em aldeias para satisfazer carências mais complexas; da grande organização de aldeias surge a cidade que se caracteriza pela autosuficiência e onde se realiza a promoção de uma vida boa. A cidade, em si, tem por finalidade libertar o indivíduo das deficiências encontradas na comunidade da família e da aldeia. A cidade surge para promover a administração do bem-viver comum a todos os cidadãos da polis. A constituição da polis é a libertação do homem enquanto ser animal. É a saída da condição animalesca. A união foi necessária para a constituição do soberano bem.
A constituição da cidade mostra a razão pela qual o homem é um vivente político mais que qualquer outro animal. “A natureza não faz nada em vão, e o homem é o único animal a possuir linguagem” e é esta linguagem que promove o homem à condição de ser capaz de se organizar, mediante o agir ético, politicamente. Política é Ética são uma e a mesma coisa. O cidadão da polis sabe qual é seu dever enquanto

Relacionados

  • 0060662497
    455 palavras | 2 páginas
  • 0060662497
    3853 palavras | 16 páginas
  • 0060662497
    716 palavras | 3 páginas