005799961961

1137 palavras 5 páginas
BUROCRACIA
O que é uma disfunção porque para Max Weber o precursor da Teoria Burocrática, burocracia está ligada com: * Normas; * Regras; * Divisão do trabalho; * Impessoalidade; * Formalização e; * Profissionalismo.
Com isto pode ser verificado que a burocracia é a organização eficiente, e para conseguir a eficiência Weber detalha sobre como as coisas deverão ser feitas. Para Weber a burocracia tem as seguintes características: * Caráter legal das normas e regulamentos * Caráter formal das comunicações * Caráter racional e divisão do trabalho * Impessoalidade nas relações * Hierarquia de autoridade * Rotinas e procedimentos estandardizados * Competência técnica e meriotocracia. * Especialização da administração que é separada da propriedade * Profissionalização dos participantes * Completa previsibilidade do funcionamento.
“Segundo Weber o burocrata decide em função de experiências anteriores, de precedentes e da falta de confiança nas pessoas. As regras, regulamentos e técnicas de controle são definidos com precisão.”
Algumas Desvantagens da Burocracia * Ineficiência * Excesso de formalismo * Excesso de documentos (papéis/arquivos) * Despersonalização do relacionamento * Decisões muito padronizadas * Inchamento do quadro profissional * Alto grau de conformismo * Atendimento ao público precário * Idéias Centrais da Escola das Relações Humanas * O comportamento humano é complexo; * O homem é condicionado pelo ambiente; * O homem tem necessidade de segurança, afeto, aprovação, pré * stígio e autorrealização. “As pessoas são os únicos elementos importantes numa organização. Pessoas excepcionais podem fazer funcionar uma organização precária. Pessoas desmotivadas ou incompetentes podem anular a mais perfeita organização.” Louis Allen |
A teoria comportamental surge com uma nova visão, baseada no comportamento humano nas organizações.

Relacionados