005574862321

2302 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JAIR DE OLIVEIRA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PORTO VELHO/RO
2013

JAIR DE OLIVEIRA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado a Disciplina de Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Sob orientação dos Professores Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.

PORTO VELHO/RO
2013
1. RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES
1.1 Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação, como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
Ao analisar o termo “Burocracia” pode-se trazer várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados. Na Teoria da Burocracia de Max Weber, ele define a Burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A Característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica. Em síntese, a Burocracia busca amenizar as consequências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência. Existem fatores que desviam a Burocracia, tornando mais um obstáculo que um instrumento administrativo. Dentre esses fatores destacam-se: O

Relacionados