0054705102461

Páginas: 8 (1796 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NATURAIS – LICENCIATURAS EM QUÍMICA

O estágio curricular é componente obrigatório de formação do licenciado, conforme determina a Resolução CNE/CP 1/2006 (16/05/2006), sendo considerado como atividade eminentemente pedagógica prevista na matriz curricular do curso.
A partir do quinto semestre letivo, os acadêmicos do curso de Ciências Naturais –Licenciaturas em química estão aptos a realizar seu estágio curricular.
Este documento define rumos e metas a serem desenvolvidas durante oestágio e normatiza procedimentos, oferecendo parâmetros consoantes com o disposto na Resolução CNE/CP 1/2006 (16/05/2006) e com os requisitos legais previstos na Lei de Estágios (Lei nº 11.788/2008), para que sirva na orientação das tarefas a serem cumpridasem cada uma das etapas junto a Instituições de Ensino.
Assim, é pertinente esclarecer que este plano tem como objetivo: orientaros acadêmicos no estabelecimento dos procedimentos legais necessários à realização do estágio.

I – LOCAIS DE ESTÁGIO

O estágio curricular deve ser realizado em escolas de possua Ensino médio que atendam educandos dos anos finais dos processos de ensino, de redepública, municipal, estadual e/ ou federal e /ou privada, desde que devidamente autorizadas pelos órgãos competentes.
De acordo com a Resolução CNE/CP nº 1 de 15/05/2006 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação, licenciatura, a organização curricular do curso de Ciências Naturais – Licenciaturas em química, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia contempla a licenciatura para a docência no Ensino Médio, o planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais e apresenta uma carga horária de Estágio Curricular Supervisionado de 400 horas, assim distribuídas:

Período
Atividade

Total


Prática
Orientação


Observação
50
50
100 horas

Minicursos
40
60
100 horas
6ºAula supervisionada
80
20
100 horas

Aula supervisionada
80
20
100 horas


250
150
400 horas


II – OBJETIVOS DO ESTÁGIO

O Estágio Curricular Supervisionado tem por objetivos oportunizar ao futuro profissional:
O desenvolvimento de competências necessárias à atuação profissional no ensino médio com a disciplina de química;
A realização de observação, registro e análise desituações contextualizadas de ensino em sala de aula;
As condições para analisar, compreender e atuar na resolução de situações-problema características do cotidiano profissional;
A participação efetiva no trabalho pedagógico para a promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento nos diversos níveis e modalidades de processos educativos;
A elaboração e odesenvolvimento de projetos de atividades educacionais ou de investigação, problematização, análise e reflexão teórica a partir de realidades vivenciadas;
O planejamento e a realização de atividades de ensino em sala de aula, sob a orientação do coordenador de estágio e a coordenação do professor titular da classe, como exercício da docência supervisionada.




III - DESCRIÇÃO DO ESTÁGIO


O EstágioSupervisionado se dará de forma sequencial, partindo da observação para prática. As práticas desenvolvidas devem inserir o estudante no ambiente de umainstituição em ensino onde deverá ter vivência do cotidiano da escola, sempre norteado por métodos científicos de observação, postura reflexiva, crítica e ética.

Das atividades de Estágio Curricular Supervisionado

1 - Observação em campo – daEscola e nas salas de aula do ensino médio. A observação constitui um dos procedimentos mais importantes na experiência de estágio na escola. Trata-se de uma das mais antigas formas de conhecer. A observação consiste no uso atento dos sentidos num objeto ou situação, na sua manifestação espontânea, para adquirir um conhecimento determinado sobre um ou mais aspectos da realidade.

2 – Registro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!