0054705102461

1796 palavras 8 páginas
PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NATURAIS – LICENCIATURAS EM QUÍMICA

O estágio curricular é componente obrigatório de formação do licenciado, conforme determina a Resolução CNE/CP 1/2006 (16/05/2006), sendo considerado como atividade eminentemente pedagógica prevista na matriz curricular do curso.
A partir do quinto semestre letivo, os acadêmicos do curso de Ciências Naturais – Licenciaturas em química estão aptos a realizar seu estágio curricular.
Este documento define rumos e metas a serem desenvolvidas durante oestágio e normatiza procedimentos, oferecendo parâmetros consoantes com o disposto na Resolução CNE/CP 1/2006 (16/05/2006) e com os requisitos legais previstos na Lei de Estágios (Lei nº 11.788/2008), para que sirva na orientação das tarefas a serem cumpridas em cada uma das etapas junto a Instituições de Ensino.
Assim, é pertinente esclarecer que este plano tem como objetivo: orientaros acadêmicos no estabelecimento dos procedimentos legais necessários à realização do estágio.

I – LOCAIS DE ESTÁGIO

O estágio curricular deve ser realizado em escolas de possua Ensino médio que atendam educandos dos anos finais dos processos de ensino, de rede pública, municipal, estadual e/ ou federal e /ou privada, desde que devidamente autorizadas pelos órgãos competentes.
De acordo com a Resolução CNE/CP nº 1 de 15/05/2006 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação, licenciatura, a organização curricular do curso de Ciências Naturais – Licenciaturas em química, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia contempla a licenciatura para a docência no Ensino Médio, o planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais e apresenta uma carga horária de Estágio Curricular Supervisionado de 400 horas, assim distribuídas:

Período
Atividade

Total

Prática
Orientação


Observação
50
50
100 horas

Minicursos
40
60
100 horas

Relacionados