0054303216

1530 palavras 7 páginas
UNIPLAN

Trabalho de Quimica NP2

VITÓRIA RÉGIA DE LIMA BITTENCOURT

Brasilia - 2014
QUÍMICA

VALOR: 2,0 PTS
Estudo Dirigido – NP2

1. Responda:

a) O que é eletronegatividade?

Eletronegatividade é a capacidade que um átomo tem, de atrair elétrons de outro átomo quando os dois formam uma ligação química.
Podemos dizer que a eletronegatividade depende de dois fatores: tamanho do átomo e número de elétrons na última camada. Já conhecemos a influência do primeiro desses fatores: quanto menor é o átomo, maior é sua capacidade de atrair elétrons, já que a distância destes ao núcleo é menor. O segundo fator se deve à tendência que os átomos possuem de se tornarem mais estáveis quando completam oito elétrons na última camada. Átomos com maior número de elétrons na última camada exercem maior atração sobre os elétrons de outros átomos.

b) Quando uma molécula será apolar?

A polaridade de uma molecula com mais de dois atomos e expressa pelo vetor momento de dipolo resultante (mr). Se ele for nulo, a molecula sera apolar; ao contrario, se o vetor dipolar resultante apresentar um valor diferente de zero, a molecula sera dita polar.

c) O que e ligação dipolo-diplo e quando ela ocorre ?

Esta interação intermolecular pode ser chamada também de dipolo-permanente ou dipolar.
Ocorre em polares. É menos intensa que as pontes de hidrogênio.
Quando a molécula é polar, há de um lado um átomo mais eletropositivo e do outro, um átomo mais eletronegativo.
Estabelece-se de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se oriente na direção da extremidade positiva do dipolo de outra molécula.
Assim:

Exemplos:
HCl, HBr, HI

d) O que é ponte de hidrogênio e quando ela ocorre?

Esta interação intermolecular pode ser chamada também de Ligações de Hidrogênio. É realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio.

Flúor
H + Oxigênio
Nitrogênio

Relacionados