005064412441

Páginas: 3 (639 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
História do Islamismo

O islamismo teve início quando Maomé, um comerciante da cidade de Meca, na Península Arábica, se retirou para uma caverna nos arredores da cidade para meditar no ano 610. Nacaverna, situada no Monte Hira, Maomé recebeu a visita do anjo Gabriel, que lhe mandou recitar versos que lhe teriam sido enviados por Deus e lhe comunicou que ele, Maomé, fora escolhido para ser oúltimo profeta enviado por Deus à humanidade. Os versos foram posteriormente redigidos, formando o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.
Maomé começou, então, a pregar, em sua cidade, os ensinamentosque recebera na caverna. As pessoas que aceitaram esses ensinamentos passaram a ser conhecidos como "muçulmanos", ou seja, "aqueles que se submetem à vontade de Deus, aqueles que estão em paz,aqueles que são puros, aqueles que obedecem à vontade de Deus", a partir da raiz etimológica árabe salam, que significa "paz, pureza, submissão, obediência". Esta mesma raiz etimológica originou o nome dacomunidade de seguidores de Maomé, o Islã. Porém os adeptos da nova religião foram hostilizados pela população e Maomé teve de fugir para a cidade próxima de Iatribe, a atual Medina, no ano 622. Essafuga recebeu o nome de Hégira (Hijra) e deu início ao atual calendário muçulmano.
Em Medina, a pregação de Maomé foi mais bem recebida. Formou-se uma comunidade muçulmana na cidade sob a liderança deMaomé. Medina começou então a ser atacada por Meca, que temia o crescimento da nova religião fundada por Maomé, a qual condenava o politeísmo praticado em Meca e que gerava grandes lucros para a elitelocal. Os confrontos se intensificaram até a vitória final de Medina.
Em Meca, Maomé destruiu os ídolos que ficavam no templo da Caaba, preservando somente a Pedra Negra, um meteorito negro decinquenta centímetros de diâmetro. Maomé decretou que a Caaba, daí em diante, seria o centro da nova religião. Os muçulmanos não se deram satisfeitos com a conquista de Meca e continuaram sua expansão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!