005 Anatomy s book Fratura de Escafo ide

801 palavras 4 páginas
Rogério Gozzi

Estudo de Caso: Fratura de Escafóide
Dentro da ortopedia com certeza não existe osso com maior dificuldade de consolidação quanto o
Escafóide. Vamos entender agora porque a fratura do Escafóide é uma das mais temidas, mas para isso temos que entender a sua anatomia, sua vascularização e seu mecanismo de fratura. Entendendo estes fatores você vai se convencer que não é um bom negócio fratura-lo. Sempre falo aos meus alunos: - Frature qualquer osso, menos o Escafóide!!! O destino e minha moto foram cruéis comigo, e nesta vídeo aula vou apresentar o estudo de caso de minha fratura.

Anatomia: O Escafóide é um osso localizado no punho, em uma região denominada carpo. O carpo possui 8 ossos e é organizado em duas fileiras de 4 ossos: Escafóide, Semilunar, Piramidal e Pisiforme (fileira proximal); Trapézio, Trapezóide, Capitato e Hamato (fileira distal). Os ossos da fileira proximal articulam-se com o Rádio formando a articulação Rádio-Cárpica, responsável pela maior parte da amplitude dos movimentos realizados no punho. Entre as duas fileiras (proximal e distal) destaca-se a articulação MédioCárpica, e entre a fileira distal e os metacarpos observamos as articulações Carpo-Metacárpicas. O Escafóide é o osso da fileira carpal proximal que fica posicionado na região LATERAL desta fileira e articula-se com o
Rádio. Quando ocorre uma queda com a mão espalmada é muito comum ocorrer fratura do terço distal do
Rádio (fratura de Colles), fratura da cabeça do Rádio ou a fratura do Escafóide, dentre outras.

Vascularização: A maior parte dos ossos do corpo costumam consolidar-se em cerca de 4 a 8 semanas (1 a 2 meses), porém o Escafóide demora cerca de 12 semanas (3 meses) se não houver nenhuma complicação em seu processo de consolidação. Mas por que o Escafóide demora tanto para se consolidar? A resposta para isso é a dificuldade de circulação sanguínea deste osso.
O suprimento sanguíneo é importantíssimo para a consolidação óssea, pois permite a chegada de

Relacionados