004828071406

688 palavras 3 páginas
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “EURÍPEDES NUNES LOUREIRO”

Aluno (a): .......................................................................................................................

Série: ............ Turma: ............ Data: ....../ ....../ 2006 Valor: 10,0 Nota:

Conteúdo: Leitura e interpretação de texto.

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Propaganda

Você já leu a história de Adão e Eva?

Se não leu, certamente ouviu alguém contar e deve se lembrar do que aconteceu com os dois. Com os dois e com a serpente, é claro.

Conta a Bíblia que Adão e Eva viviam muito felizes no Paraíso, onde só havia uma proibição eles não podiam experimentar o gosto da maçã.

Adão, mais obediente, bem que não queria comer a tal da maçã. Mas Eva falou tão bem dela, fez com que parecesse tão gostosa, que o pobre coitado não resistiu.

Foi dar a primeira mordida e perdeu o lugar no Paraíso...

Se Eva vivesse hoje, seria uma ótima publicitária, uma profissional da propaganda. Afinal, ela soube convencer Adão de que valia a pena pagar um preço tão alto por uma simples maçã.

Mas, se a gente pensar bem, Eva não foi a primeira publicitária. Antes dela, houve uma outra a serpente. Simbolizando o demônio, foi a serpente que criou, na mulher, o desejo de experimentar o fruto proibido.

E assim, nasceu a propaganda.

Tudo isso, como você sabe, é uma explicação religiosa para a origem da humanidade. Uma crença da qual nem todos compartilham. Ela é uma invenção humana e existe desde que os primeiros seres humanos aprenderam a se falar, a se comunicar.

Só para você ter uma idéia, há muitos séculos, no tempo da Grécia Antiga, já havia cartazes de propaganda colados nos muros. Eram diferentes dos de hoje, claro, mas quem fazia esses cartazes também estava dando uma notícia, um aviso, querendo convencer alguém.

Desde essa época, a propaganda mudou muito, mas, se observarmos

Relacionados