004642472534

2408 palavras 10 páginas
Centro de Ensino Superior do Amapá- CEAP
Curso de Arquitetura e Urbanismo

NATACHA KLARE CAMBRAIA DE CASTRO DIAS
NATHÁLIA OLIVEIRA RODRIGUES
PAULO GUIMARÃES

LEVANTAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL DO BAIRRO DO BEIROL E VILA DO MUCAJÁ

"A arquitetura não se apóia em verdades, mas sim em convicções" (Hélio Piñon)

NATACHA KLARE CAMBRAIA DE CASTRO DIAS
NATHÁLIA OLIVEIRA RODRIGUES
PAULO GUIMARÃES

LEVANTAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL DO BAIRRO DO BEIROL E VILA DO MUCAJÁ

INTRODUÇÃO
História de Bairro Beirol
Historicamente, em 29.11.1964 o Padre Agelo Bubani benze e celebra a 1ª Missa na 1ª Capela do Bairro do Beirol que o Padre Franco De Benedetti acabara de construir, aproveitando madeira e telhas da desativada Capela de Santa Terezinha da "Fazedinha de Fora" (Marco Zero).
Os trabalhos tinham sido iniciados a 14.06.1964 com o levantamento de um Cruzeiro no lugar da Capela. Ela foi construída em madeira tanto nas paredes como no assoalho e sua primeira cobertura foi de telhas de barro.
A denominação deste bairro origina-se de um antigo paredão existente ali, no final do século passado. O paredão servia de referência para que os artilheiros da Fortaleza de São José praticassem o tiro-ao-alvo, usando os centenários canhões da fortificação. A crônica da época conta que o padre Gregório Álvares da Costa, terceiro vigário de Macapá, destacava-se como exímio artilheiro nestes exercícios. A ele competia dar lições de tiro e de arte militar aos soldados da fortaleza. Os exercícios de tiro-ao-alvo eram praticados nos dias santificados e nas datas cívicas.
Logo após a instalação do governo do Território Federal do Amapá, em 25 de janeiro de 1944, foi construído, na capital, no lugar que ainda não se chamava Beirol, o Núcleo Penal do Beirol. Assim desfaz-se o comentário tradicional de que o bairro tivesse se originado do presídio que se constituiu no primeiro presídio (oficial) de Macapá. Situado

Relacionados

  • 004642472534
    2060 palavras | 9 páginas