004289552623

503 palavras 3 páginas
Força e Movimento

Aristóteles
As relações entre força e movimento sempre foram objeto de estudo desde a antiguidade. O filósofo Aristóteles, por exemplo, analisando estas relações, acreditava que um corpo só poderia permanecer em movimento se existisse uma força atuando sobre ele. Se um Corpo estivesse em repouso e nenhuma força atuasse sobre ele, este corpo permaneceria em repouso. Quando uma força agisse sobre o corpo, ele se poria em movimento, mas, cessando a ação da força, o corpo voltaria ao repouso.

As afirmações de Aristóteles podem parecer corretas à primeira vista, pois, em nossa experiência diária, vemos que os objetos, de um modo geral, só se encontram em movimento quando estão sendo puxados ou empurrados. Um livro empurrado sobre uma mesa, por exemplo, para imediatamente quando se deixa de empurrá-lo.
Durante a idade média, o pensamento de Aristóteles foi harmonizado com a crença cristã e passou a receber o apoio da Igreja. Os problemas de sua física eram alvo de desenvolvimento teórico, mas sem nenhuma ruptura radical com suas ideias gerais.
Aristóteles (384 – 322 a.c) é reconhecido pelos historiadores da ciência como sendo uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos. Segundo eles, o filosofo grego desenvolveu uma estrutura teóricaaltamente complexa, a qual contribuía com áreas como Biologia, Astronomia, Física, Filosofia, Teologia, Política e etc.
Aristóteles era um atento observador da natureza, com base em suas observações arespeito dos eventos fenomenológicos da Terra e do firmamento levararam-no a fazer afirmações sobre a natureza e a modelar uma teoria do universo.
Segundo a teoria aristotélica, o mundo terrestre...

Galileu
Utilizando uma metodologia de estudo diferente da de Aristóteles, na qual ele aliava a descrição matemática da natureza com experimentos científicos, Galileu pôde se afastar de diversas ideias relacionadas ao pensamento aristotélico.

Capa de Duas Novas Ciências, obra de Galileu na qual ele contestou

Relacionados