004006532046

296 palavras 2 páginas
1. Liderança
O aspecto de liderança observado no filme Apollo 13, demonstra que tanto os líderes, quanto os liderado são profissionais de alto desempenho. Logo no inicio do filme, verificou-se que a equipe que foi à viagem da Apollo 13, não era a mesma que realizaria a missão.
O fato que gerou a substituição de toda a equipe anterior, foi um problema de saúde em um dos astronautas da referida equipe. Nesse momento verificou-se que todas as pessoas envolvidas no projeto eram supostamente capacitadas, e estavam prontas para atuar no momento em que fosse solicitado seu trabalho.
Desta forma, ficou demonstrado o grau de maturidade em que se encontravam as equipes de astronautas da NASA, pois, apenas um dos astronautas ficou doente, podendo apenas ele ter sido substituído. Porém, a equipe escolhida viria a sofrer uma baixa importante, pelos mesmos motivos que a equipe anterior.
A partir desse ponto, verificaram-se os traços das varias teorias sobre liderança. No momento em que o comandante dessa equipe foi chamado por um dos executivos de alto escalão da NASA para ser informado da substituição de um dos membros de sua tripulação, este não aceita a mudança imposta pelos seus superiores num primeiro momento.
Apesar de não concordar com a situação imposta pelos chefes, o comandante da missão, demonstrou resiliência, entendeu que a mudança fazia parte das normas e dos processos internos da NASA. Ele também analisou o risco de ficar fora da missão se não aceitasse as condições impostas. Nesse momento, verificou-se que o comandante sentia a necessidade de “auto realização”, que faz parte da teoria de Maslow; desejo do alcance do próprio potencial.

Relacionados

  • 004006532046
    701 palavras | 3 páginas