003919182682

1409 palavras 6 páginas
FACULDADE ESTACIO ATUAL DA AMAZONIA CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DYELLE DO NASCIMENTO MOUZINHO

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL CERVICAL DE BAIXO GRAU, NO MUNICÍPIO DE
BOA VISTA

BOA VISTA-RR,
2011.
DYELLE DO NASCIMENTO MOUZINHO

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL CERVICAL DE BAIXO GRAU, NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA
Projeto de pesquisa como requisito para elaboração do artigo do Curso Superior em Serviço Social, da Faculdade Estácio Atual, sob orientação da professora Gracileide, para fins de avaliação.

BOA VISTA-RR,
2011.
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04 2. OBJETIVOS 04 2.1. OBJETIVO GERAL 04 2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO 04 3. JUSTIFICATIVA 05 4. REVISÃO TEÓRICA 05 5. METODOLOGIA 06 6. REFERÊNCIAS 07

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL CERVICAL DE BAIXO GRAU, NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA

1. INTRODUÇÃO

No Brasil, mesmo com os programas desenvolvidos para a prevenção, o câncer do colo do útero se apresenta como um grave problema de saúde pública. Sendo este tipo de câncer uma das principais causas de morte por neoplasia no sexo feminino. As neoplasias intra-epiteliais cervicais (NIC) são lesões proliferativas com maturação anormal e atipias de graus variáveis substituindo parte ou toda a espessura do epitélio escamoso cervical.
As lesões cervicais precursoras apresentam-se em graus evolutivos, do ponto de vista cito - histopatológicos, sendo classificadas como neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) de graus I (lesão de baixo grau), II e III (lesões de alto grau). Vale ressaltar que a maioria dos casos de câncer do colo do útero evolui a partir do NIC, mas nem toda NIC progride para um processo invasor. Porém todas as NIC devem ser consideradas lesões que devem ser tratadas.
A constatação das lesões precursoras se dá por meio do exame preventivo Papanicolaou, que quando detectada e tratada adequadamente contribui para a redução da incidência do câncer do colo

Relacionados