0038563942208

1120 palavras 5 páginas
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ROMERITO DA SILVA BRITO
2° ANO DO ENSINO MÉDIO – DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

ALICE FREITAS
DHEISE TEIXEIRA
GLAUCIA ARAÚJO
JOALITON GOMES
JULIANA CAVALCANTE
LEILIMARA DAMASCENO
VALDEANA REZENDE

CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL NO BRASIL

JURUA-AM
2014

Apresentação A cultura apresenta-se pela reunião de bens imateriais que caracterizam um agrupamento social definido. Cultura no Brasil significa trabalhar com uma quantidade e diversidade imensa de expressões – festas, danças, musicas, esculturas, pinturas, gravuras, literatura (contos, romances, poesia, cordel), mitos, superstições – estão presentes no cotidiano das pessoas e é adquirido ou não pelas indústrias culturais.
Justificativa
É importante estudar e conhecer esse tema, pois como brasileiros devemos saber de onde surgiu e como surgiu a cultura que adotamos hoje.
Objetivos
Relatar sobre a cultura brasileira;
Evidenciar dados da instalação de rádios e TV’s no Brasil;
Descrever o avanço da tecnologia no Brasil;
Discussão
1.1 O que caracteriza o Brasil O chamado povo brasileiro foi historicamente formado pela união de três etnias: africana, vinda dos escravos; indígena, referente aos grupos que já viviam no Brasil à época do descobrimento, e os portugueses, na figura dos colonizadores. Esse grupo foi futuramente ampliado, com a chegada de pessoas de vários outros lugares. Essa mistura formou um sincretismo cultural que deu origem à chamada cultura brasileira. Com isso, elementos de diferentes culturas foram unidos, muitas vezes de forma não intencional, mas que se impregnaram no nosso cotidiano, desde a comida, a vestimenta e a habitação até a dança, a pintura e a musica.

1.2 Indústria cultural no Brasil O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e teve como marco principal a introdução do radio, na década, de 1920, da televisão, na década de 1950,e, recentemente, nos anos

Relacionados